Private Equity
Em busca de investimentos alternativos para diversificar sua carteira e atenta à melhoria nos indicadores da economia brasileira, a Pedroza Capital deu início, em 2006, a estruturação de uma área voltada à aquisição de participações em empresas de capital fechado – Private Equity – aproveitando assim a sinergia com a estrutura já estabelecida para a gestão de seus fundos de liquidez.
A estratégia de investimento da Pedroza Capital é voltada para a identificação de empresas que tenham o potencial de gerar retornos maiores à média do mercado de capitais, condicionado ao risco e a menor liquidez deste tipo de ativo. Os investimentos são realizados via o aporte de capital nas empresas através da aquisição de cotas, ações, títulos de dívida conversíveis ou qualquer outro instrumento disponível. A Pedroza Capital tem por princípio participar ativamente da definição de estratégias e na orientação de negócios da companhia investida, através da presença de seus gestores no conselho de administração e contribuindo com a indicação de profissionais que atuem como executivos. |
Os princípios de gestão da Pedroza Capital neste tipo de investimento são:
Os investimentos são feitos por um período de 5 a 10 anos. A participação da Pedroza Capital visa injetar recursos e agregar conhecimento, buscando assim acelerar o crescimento da empresa investida. O objetivo ao final do período é vender a participação na empresa retornando assim os recursos aos investidores. A saída do investimento pode ser efetuada de diversas formas como: Venda para fundos de Private Equity, players estratégicos do setor ou abertura de capital (IPO). O perfil de investimento da Pedroza Capital nesta área é dirigido a empresas de médio porte, que apresentem faturamento anual realizado superior a R$ 50 milhões, com posição de destaque em seu setor de atuação e que tenham demanda pela implantação de melhores práticas de gestão, onde os recursos sejam aplicados na expansão da empresa ou na consolidação da posição desta no mercado. A Pedroza Capital tem por princípio não restringir o processo de avaliação de negócios a setores específicos. Contudo, a empresa prioriza alguns setores, tais como: Varejo, Tecnologia, Entretenimento, Educação e Meio Ambiente. |